A História do Granado

Farmácia mais antiga do Brasil

Granado, a farmácia mais antiga do Brasil, abriu as suas portas pela primeira vez em 1870 no Rio de janeiro. O proprietário do boticário, o português José Antonio Coxito Granado, produziu remédios, cosméticos e outros produtos feitos a partir de plantas, ervas e flores autóctones de Teresópolis, uma região montanhosa perto do Rio de janeiro, onde tinha uma pequena quinta. Dedicada a cultivar e descobrir soluções naturais locais para doenças, a empresa compilou também o primeiro registo oficial de plantas e ervas medicinais brasileiras.

Farmácia Oficial da Família Imperial Brasileira

A elevada qualidade, a eficácia dos produtos da empresa aliada à dedicação do proprietário à inovação e descoberta de novos e únicos remédios num país desconhecido, levou a Granado a receber em breve o título de Farmácia Oficial da Família Imperial Brasileira.
Em 1903, João Bernardo Granado, irmão de José Antonio Coxito, criou o Pó Antisséptico, o mais antigo da empresa e um dos seus produtos mais preciosos. A sua fórmula, um tratamento para doenças e conforto dos pés, aprovado pelo famoso médico e bacteriologista Oswaldo Cruz, permanece inalterada e altamente eficiente ainda hoje. Outros produtos emblemáticos no portefólio da empresa incluem os sabonetes glicerinas 100% à base de vegetais, lançados pela primeira vez em 1916.
Durante o período republicano, Granado manteve o seu estatuto e ganhou muitos fãs influentes, incluindo o jurista Rui Barbosa e o abolicionista José do Patrocinio, consolidando ainda mais a sua reputação estelar.

Força Financeira e Crescimento Constante

A farmácia expandiu-se rapidamente, adquirindo e construindo fábricas, e a primeira loja granado abriu em 1917 no coração do Rio de janeiro, em frente ao Palácio Imperial, onde ainda hoje está em funcionamento.
Além de criar fórmulas inovadoras para medicamentos e remédios, José Antonio Coxito Granado publicou também uma série de documentos relacionados com o setor farmacêutico. Entre os anos de 1887 a 1940, editou a publicação anual 'Pharol da Medicina', na qual informou médicos, farmacêuticos e público sobre os novos produtos da sua farmácia. Em 2007, foi publicada uma versão moderna da Pharol com uma ambição em consonância com o seu propósito original: promover a inovação nas linhas de produtos granado.
Em 1994, o empresário inglês Christopher Freeman adquiriu o Granado ao último membro restante da família Granado, liderando a empresa através de um processo de modernização simultânea e reconexão com as suas tradições.
Em 2004, Phebo, a primeira perfumaria de luxo do país lançada na década de 1930 em Belém, Para (região da Amazónia) e uma marca icónica acarinhada por gerações de brasileiros, foi incorporada na empresa.
Seguindo a visão dos proprietários do Granado, está em curso um processo contínuo para destilar uma nova vida nestas marcas tradicionais, mantendo o seu ADN histórico, tornando-os ao mesmo tempo relevantes no mundo de hoje. A empresa orgulha-se e honra-se em continuar a desfrutar do reconhecimento dos nossos clientes fiéis como um dos melhores exemplos de sucesso, qualidade e inovação do Brasil nos segmentos da saúde, higiene, cosméticos, perfumes e cuidados pessoais.

Lojas de conceito caracterizadas pela atmosfera das farmácias do século XIX

O Granado Concept Store Project foi implementado em 2005 com a abertura da sua primeira loja emblemática renovada no Centro do Rio de janeiro – no endereço original da farmácia.
O design incorporava exposições de argamassas originais, balanças, embalagens e anúncios das farmácias e fábricas originais do Granado, o que deu à loja uma sensação de história e evoca a sua tradição centenária.
Paredes de tijolo expostas e iluminação subtil e quente recriaram o ambiente das farmácias do século XIX. Uma mesa original reinterpretada foi colocada na entrada expondo novos cremes, loções e sabonetes. Todas as lojas emblemáticas seguem este mesmo conceito de design ainda hoje.
Disponíveis exclusivamente em todas as nossas lojas de conceito "museu", atualmente com cerca de 60 espalhados pelo Brasil, estão as nossas linhas menos conhecidas e exclusivas, como a gama Vintage, que é uma reedição de produtos e fórmulas históricas de perfumaria fina, bem como tratamentos dermo-cosméticos específicos onde profissionais treinados guiam os nossos clientes para a melhor solução para as suas necessidades.

Granado Internacional

Em 2013, a convite da prestigiada loja parisiense Le Bon Marche Rive Gauche, Granado entrou no mercado europeu. Com um canto proeminente e personalizado na loja de luxo mais exclusiva e única do mundo, a marca ganhou visibilidade instantânea entre a clientela selecionada da Bon Marche sem comprometer a sua imagem de nicho.
A Granado France, a primeira subsidiária da empresa na Europa, foi criada no mesmo ano para assistir a boutiques premium, como Eva Villar, Aegon & Aegon, Inês de la Fressange, a Webster, etc. que todos descobriram a marca através do Bon Marche e estavam interessadas em incluí-la no seu portfólio.
Em 2016, o gigante espanhol de beleza e moda Puig investiu no Granado, obtendo uma participação minoritária na empresa, e poucos meses depois, em 2017, o Granado abre a sua primeira loja em Lisboa, Portugal, na «Casa Pau Brasil», um encantador palácio no centro da cidade que apresenta uma seleção de marcas brasileiras de luxo de luxo,  nos segmentos de moda, gastronomia e design.
Hoje, dado o crescente sucesso das marcas Granado e Phebo na Europa, a empresa está a alargar a sua presença internacionalmente, começando com uma loja emblemática em Paris, com inauguração prevista para o final de 2017 em St Germain. Na loja online onde estará disponível um portfólio selecionado dos seus produtos para consumidores internacionais a partir de outubro de 2017.

Linha do tempo

foundation foundation

Fundação da Granado no Rio de Janeiro

title title

Granado recebe o título de “Pharmacia Oficial da Família Imperial Brasileira”

polvilho polvilho

Criação do Polvilho Antisséptico Granado, um dos produtos mais icônicos e tradicionais da marca

glycerin glycerin

Criação do sabonete de glicerina, outro produto tradicional da marca e o primeiro no Brasil a usar gordura vegetal

freeman freeman

A Granado passa a ser administrada pelo inglês Christopher Freeman

acervo acervo

É criado o Acervo Granado, onde são catalogados todos os produtos e materiais da marca desde sua criação

phebo phebo

A tradicional marca de sabonetes Phebo é incorporada ao grupo

concept-store concept-store

Inauguração da primeira loja conceito no Brasil, substituindo o conceito e design das lojas até então

website website

Granado inaugura o seu website no Brasil, dando início às vendas on-line

europe europe

A marca é convidada pelo Le Bon Marché e passa a comercializar seus produtos na Europa, dando início à sua internacionalização

puig puig

O grupo Puig passa a ser acionista minoritário da Granado

paris paris

Inauguração da primeira loja conceito da Granado na Europa, em Paris, e lançamento do website para atender mais de 30 países do continente europeu

france france

Inauguração da segunda e terceira lojas conceito em Paris, nos bairros Le Marais e Saint-Honoré

history history

Granado celebra seus 150 anos de história com uma exposição que apresenta sua jornada, que se entrelaça com a história e crescimento da cidade do Rio de Janeiro

portugal portugal

Inauguração da primeira loja conceito em Portugal, em Lisboa

\ logo
london london

Inauguração das lojas conceito de Londres

Granado Compromissos

Granado é pioneiro no fabrico de sabonetes 100% à base de vegetais no Brasil.

Os nossos produtos não são testados em animais e desde 2006 certificados pela PEA (Projeto Animal Hope), uma organização ambientalista brasileira que visa espalhar os direitos dos animais.

A embalagem dos nossos produtos tem a etiqueta FSC, como símbolo do nosso compromisso com a proteção do ambiente.

A maioria dos rótulos da linha Vintage são feitos de papel reciclado