Aprenda a usar as velas vegetais para perfumar seu ambiente

Aprenda a usar as velas vegetais para perfumar seu ambiente
Posté le Bem-estar

Além de muito relaxantes, as velas vegetais aromáticas ainda podem ser uma escolha sustentável. Descubra o porquê!

Entrar no banho e curtir aquele cheirinho gostoso e relaxante ou então preparar o quarto com uma fragrância sutil são verdadeiros convites para o bem-estar, não é mesmo? E, para que isso se torne possível, uma boa aposta são as velas vegetais aromáticas, que podem servir como complemento decorativo e autocuidado.

A melhor parte é que esses acessórios tão atrativos estão cada vez mais alinhados a um comportamento de consumo sustentável e consciente. Isso graças aos componentes usados para fazer as velas. Quer saber mais sobre o assunto? Então, vem com a gente!

O que são velas vegetais?

Apesar de serem uma delícia, as velas aromáticas deixaram uma preocupação por muito tempo no ar. Várias delas eram feitas de compostos minerais, como a parafina, que não é nada sustentável. Felizmente, novas alternativas foram descobertas e chegamos às velas vegetais.

Essas velas são feitas a partir de uma matéria-prima proveniente de vegetais e de frutas. E a melhor parte é que elas dispensam todos aqueles elementos nocivos e artificiais que acabavam sendo difundidos no ar pelas velas de parafina.

Esses produtos passam por um tipo de produção adepta à responsabilidade ambiental, que mantém seus processos limpos e completamente livres de toxicidades. Assim, além de curtir um aroma agradável, você ainda se certifica de que não estará inalando nada que faça mal para você.

Há ainda algumas opções de velas orgânicas que não são veganas. Elas provêm de alguns ingredientes de origem animal, como a cera de abelha, por exemplo. Nesse caso, o tempo que esses materiais podem permanecer acesos é menor, já que o seu ponto de fusão é mais baixo e dura entre três ou quatro horas.

Quais são as vantagens das velas vegetais?

Entre as grandes vantagens das velas vegetais está a questão da sustentabilidade, que se sobressai em relação a outros benefícios. Utilizando elementos naturais e em abundância no nosso planeta, podemos desfrutar de velas super agradáveis com consciência tranquila, sabendo que isso não está prejudicando o nosso ecossistema.

Além disso, esses materiais são muito mais “limpos” e não ficam liberando tóxicos no ar enquanto queimam. Inclusive, todos os componentes usados na formulação são naturais, incluindo o pavio de algoão cru, que é uma alternativa mais sustentável.

E é claro que você ainda tem a opção de recorrer a aromas puros, com concentrações maiores de óleos essenciais, se beneficiando dos efeitos terapêuticos de cada cheirinho. É o caso das velas vegetais de:

  • gengibre — um potente anti-inflamatório e analgésico, com ação energizadora;
  • lavanda — acalma, promove o equilíbrio emocional, combate a insônia e ajuda a relaxar;
  • verbena — acalma tensões, dissipa a ansiedade e ainda auxilia o sistema digestivo;
  • alecrim — super estimulante, contribui para o foco e a atenção e melhora o humor;
  • canela — revigorante, essa vela aromática pode até ter um efeito afrodisíaco;
  • calêndula — com ação calmante e potencialmente anti-inflamatória;
  • grapefruit — estimula a delicadeza, a leveza e a alegria infantil de viver;
  • sândalo — melhora o humor, é antisséptico e ainda contribui para o sistema respiratório.

Como escolher as velas vegetais?

Escolher as velas ideais para a sua casa vai depender de vários fatores, como o seu gosto pessoal, o local onde você vai usá-la e até mesmo o momento do dia em que vai deixar acesa. Então, que tal conferir algumas dicas para acertar na decisão? Olha só!

Fragrância

Sim, um dos fatores mais determinantes para a escolha das suas velas vegetais é a fragrância. Mas não estamos falando apenas do tipo de cheiro que você vai escolher. Também é importante escolher um produto feito com materiais puros e que não interfiram no cheiro final que ela vai exalar.

Por mais que você escolha uma fragrância de que goste muito, se os materiais usados para confeccionar a vela liberarem um cheiro muito forte, isso vai interferir na sua percepção final. Por isso, é sempre importante contar com uma composição de maior qualidade olfativa.

Durabilidade

A durabilidade do seu produto também conta muito. E isso depende de alguns fatores, como a qualidade da matéria-prima usada para confeccionar a vela e também o tamanho dela, ou seja, o peso que ela tem. Basicamente, quando maior ela for, mais vai durar.

Quando a vela é feita com materiais de pouca qualidade, ela pode queimar mais rápido e, assim, durar menos. O mesmo acontece com o cheiro. Se ela não for feita com óleos essenciais puros e com uma alta concentração, o cheiro vai ser praticamente imperceptível e vai durar só pelos primeiros instantes.

Qualidade dos materiais

Você já viu que a qualidade dos insumos usados para a fabricação da vela influencia muito no produto final, não é mesmo? Então, sempre fique atento à composição indicada na embalagem e, mais do que isso, na reputação da marca que você está adquirindo.

Em geral, é possível encontrar velas bastante em conta no mercado, mas a maioria delas não apresenta um bom custo-benefício. Então, não considere apenas o preço na hora de escolher. Lembre-se de que uma vela vegetal de alta qualidade, apesar de ser um pouco mais cara, pode durar dias com a fragrância de nova.

Responsabilidade ambiental

Não se esqueça de considerar a responsabilidade ambiental. Saiba como avaliar se os materiais usados na formulação são mesmo naturais e de boa qualidade.

Também é relevante conhecer um pouco mais sobre a história das empresas das quais você consome. Isso faz bem para o planeta, bem para o seu bem-estar e para a sua consciência. Então, além de tornar seus ambientes aconchegantes, velas vegetais feitas com responsabilidade ambiental também fazem bem para todos.

Agora você já sabe como usar as velas vegetais nos melhores momentos do seu dia, como no seu ritual de banho, assim que acorda ou mesmo durante o home office. E, aproveitando que você já está no clima, que tal conhecer as velas da Granado?

Conheça as velas perfumadas da Granado

Além de uma vasta opção de perfumaria, a Granado também tem excelentes opções de velas - em sua maioria, elas fazem parte de uma coleção maior de produtos. Então, pode ser que seu perfume favorito também esteja disponível como vela aromática.

As velas da Granado apresentam um alto grau de ingredientes de origem natural – mais de 80%. Todas são feitas artesanalmente com cera vegetal 100% natural de óleo de coco, e ainda contam com alta concentração de perfume. Além de terem longa duração, perfumando o ambiente por mais tempo, o pavio é 100% de algodão, que garante chama elevada e baixa elevação.

Confira nossos produtos!

Chargement...
383 vue(s)

Contributed to this content

Granado Pharmácias
Granado Pharmácias

Fundada em 1870 pelo português José Antonio Coxito Granado, no coração do Rio de Janeiro, Granado é a botica e a perfumaria mais tradicional do Brasil. Com mais de 150 anos de história, a marca recebeu o título de "Farmácia Oficial da Família Imperial do Brasil" pelo imperador do Brasil, Dom Pedro II. Incorporando extratos de plantas e ervas da exuberante biodiversidade brasileira, e com um profundo conhecimento das propriedades das plantas medicinais e óleos essenciais, a Granado desenvolve os cuidados de pele e fragrâncias combinando naturalidade, preservação do ambiente natural e inovação.

Commentaires
Laissez votre commentaire
Your email address will not be published