Hidratação no inverno: 5 cuidados que você precisa ter com a sua pele

Hidratação no inverno: 5 cuidados que você precisa ter com a sua pele
Posted in: Bem-estar

Entenda o que não pode faltar na sua rotina para garantir uma boa hidratação no inverno e uma pele saudável!

Banhos mais quentes, ventos frios, baixa umidade do ar: todos esses fatores podem fazer com que a sua pele tenha menos hidratação no inverno. Por esse motivo, para evitar o aspecto ressecado e mantê-la com a sensação de toque suave, vale a pena investir em alguns cuidados extras durante essa estação.

Quando as temperaturas caem, é natural adotar novos hábitos para se proteger do frio e das mudanças no ambiente que o inverno traz. Com a pele, isso não poderia ser diferente. Afinal, essa é a época em que há maior tendência de ressecamento, aspereza, rachaduras, além de vários outros problemas e desconfortos.

Por esse motivo, nada melhor do que saber como manter a pele saudável e hidratada no inverno. Neste artigo, fique por dentro de 5 cuidados que podem fazer parte da sua rotina!

1. Beber bastante água

Para começar, é fundamental garantir a hidratação de dentro para fora, mesmo nos dias mais frios. Durante o inverno, é comum não sentir tanta sede, uma vez que o corpo transpira bem menos, por conta das temperaturas baixas. No entanto, isso não significa que você precisa reduzir o consumo de água.

O ideal, para um adulto, é consumir, no mínimo, entre 35 e 40 ml por peso corporal de água diariamente. Assim, o seu organismo tem recursos suficientes para realizar as funções básicas e o seu corpo ainda tem líquidos o suficiente para direcionar para a manutenção da hidratação da pele e dos cabelos.

2. Evitar tomar banhos muito quentes

No inverno, todo mundo quer se manter quentinho e protegido do frio, inclusive no banho. No entanto, se o objetivo é garantir que a pele continue saudável e hidratada, não é uma boa ideia aumentar demais a temperatura do chuveiro.

Por isso, um cuidado que não pode faltar para garantir a hidratação no inverno é evitar banhos muito quentes. Isso porque as altas temperaturas, combinadas ao uso do sabonete, reduzem os óleos naturais que fazem parte da camada protetora dérmica. Como consequência, você vai sentir mais áreas ressecadas da pele

Desse modo, dê preferência pela água morna na hora de tomar banho e por sabonetes hidratantes. Com isso, é possível evitar o desgaste da barreira cutânea e ter mais facilidade para mantê-la hidratada no dia a dia.

3. Usar hidratante corporal

Outro cuidado que todo mundo precisa ter para saber como manter a pele saudável no inverno é o uso do hidratante corporal. Por conta das características da estação, é fundamental optar por um produto que melhora a hidratação.

Por esse motivo, experimente usar um hidratante corporal mais potente e, se necessário, aplique o produto mais vezes ao dia para não deixar a pele desprotegida ao longo da rotina. Dessa forma, você evita o ressecamento e mantém a sensação de toque suave.

Uma dica importante para garantir que o hidratante seja mais aderente à pele é aplicá-lo logo após sair do banho. Como o corpo ainda está úmido, a afinidade do produto é maior, garantindo uma boa absorção.

Sem mencionar que passar um hidratante corporal após o banho traz uma sensação de pele limpa, cheirosa e repleta de autocuidado. Sendo assim, é uma etapa de skincare que ajuda a se sentir mais confortável e na autoestima, assim como pode ajudar a criar um ritual de banho relaxante.

É válido apontar também para o uso de hidratantes para as mãos. Se você sente essa região muito seca, principalmente no inverno, é interessante contar com um produto específico para essas áreas para prevenir o ressecamento da pele após a higiene do dia a dia.

4. Fazer uso de hidratante facial

Da mesma maneira que o corpo precisa de atenção redobrada na hidratação, o seu rosto também necessita de cuidados para não perder a umidade e ressecar a pele. Inclusive, é importante ter em mente que essa é uma região ainda mais sensível às mudanças de temperatura. Por isso, é fundamental investir em produtos específicos para a face.

Como o rosto está mais exposto que o corpo, principalmente durante o inverno, a influência dos ventos, da baixa temperatura e da redução da umidade do ar, típicas da estação, é maior. Por esse motivo, é preciso ter alguns cuidados extras para contrabalancear os danos.

O uso do hidratante facial é fundamental nesse ponto, uma vez que reforça a umidade da pele e permite que esteja mais protegida ao longo do dia. Assim como na hidratação corporal, o ideal é aplicar o produto logo após a limpeza, que pode ser feita com um sabonete hidratante.

Vale destacar também que é importante usar um hidratante facial que combine com o seu tipo de pele. Por exemplo, o gel facial hidratante é ótimo para quem tem tendência ao acúmulo de oleosidade.

Outro ponto que não pode ficar de fora na sua rotina de skincare é a aplicação do protetor solar após a hidratação. Mesmo durante o inverno, os raios ultravioleta podem atingir a pele. Por isso, esse produto continua sendo indispensável no seu dia a dia, formando a tríade básica de etapas de cuidados com a pele:

  • limpeza com sabonete facial;
  • aplicação do hidratante facial;
  • uso do protetor solar.

5. Utilizar balm labial

Com a hidratação do corpo e do rosto garantidas, o que poderia faltar? A atenção para os lábios! Afinal, essa é mais uma área que também costuma ficar mais ressecada durante o inverno e que precisa de cuidados redobrados.

A aplicação de um balm labial ajuda a oferecer a hidratação e a proteção que os seus lábios merecem contra o frio. Assim, não ficam rachados nem com o aspecto seco, efeitos que podem trazer muito desconforto ao longo do dia.

No geral, o importante mesmo é saber que a hidratação no inverno precisa ser redobrada para manter a pele saudável e bem-cuidada. Para isso, contar com produtos de qualidade faz toda a diferença no seu dia a dia e traz muito mais facilidade para adotar uma rotina de self care.

Quer saber onde encontrar produtos que oferecem o que você precisa para garantir a hidratação da sua pele? Acesse o site da Granado e conheça as linhas que vão transformar a sua rotina de skincare!

Loading...
219 view(s)

Contributed to this content

Granado Pharmácias
Granado Pharmácias

Fundada em 1870 pelo português José Antonio Coxito Granado, no coração do Rio de Janeiro, Granado é a botica e a perfumaria mais tradicional do Brasil. Com mais de 150 anos de história, a marca recebeu o título de "Farmácia Oficial da Família Imperial do Brasil" pelo imperador do Brasil, Dom Pedro II. Incorporando extratos de plantas e ervas da exuberante biodiversidade brasileira, e com um profundo conhecimento das propriedades das plantas medicinais e óleos essenciais, a Granado desenvolve os cuidados de pele e fragrâncias combinando naturalidade, preservação do ambiente natural e inovação.

Comments
Leave your comment
Your email address will not be published